31.7.12

 

Exercício de Meditação Concisa ( Reformulado )


Depois de anos de carrossel eleitoral, sobrevém o enjoo da viagem.

Sem virtude pessoal, não há cartilha que salve o indivíduo.

O fracasso do Socialismo não está apenas na interpretação ou na concretização da Doutrina que lhe serviu de base, mas nela própria reside a razão da sua falência.

Até a China, para se tornar produtiva, teve de adoptar o Sistema Económico Capitalista. Agora vive politicamente em pecado capital.

A História mostrou que só existe um Sistema Económico verdadeiramente produtivo, inovador e eficiente, o Capitalismo. Mas mostrou também que ele não é auto-regulado e que, abandonado a si mesmo, gera demasiada injustiça e desigualdades crescentes, até estas se tornarem absolutamente intoleráveis, porque nele se endeusam seres normais e se escravizam outros igualmente normais.

Um Povo descobridor de Novos Mundos, dominador de gentes e desbravador de territórios, em múltiplos continentes, tem agora de provar aos demais, mas, principalmente a si mesmo, que é capaz de se governar, de forma livre e democrática, organizado em Estado soberano e independente, apenas contando com o seu primitivo torrão ibérico.

Tantos peritos económicos, tantos magos financeiros, diplomados pelas mais prestigiadas Universidades, falharam estrondosamente, no plano político e, no estritamente económico, tão-pouco foram capazes de evitar o presente descalabro.

Analogamente se provou que o simples aumento do nível escolar da população não chega para assegurar o desenvolvimento económico, sobretudo quando o referido aumento se baseia fundamentalmente na produção estatística, ignorando a qualidade da formação empreendida.

Na verdade, sem formação idónea, sem Justiça eficaz, sem o culto do exemplo praticado pelas elites, não se consegue instigar o Povo a cometer altos desígnios ou sequer reais objectivos. E, ainda menos, com falsas elites a comandá-lo.

AV_Lisboa, 31 de Julho de 2012


Comments:
Caríssimo António Viriato

Concordo em absoluto. Mas o pior é que o seu último parágrafo cheira a epitáfio.
Quem e que nos vai salvar?
 
Meu caro Amigo Fernando Vouga,

De novo acertou, porque, na realidade, como muitos outros, já considero este regime uma espécie de cadáver adiado, como Pessoa usava dizer de certas desgraças,apenas aguardando quem lhe faça a cerimónia do adeus.

Quem e o que nos poderá salvar, não lhe sei dizer. Mas a situação está madura para qualquer aventureirismo messiânico ou caudilhista, mais ou menos como se achava o País, nas vésperas do 28 de Maio de 1926 ou do 25 de Abril de 1974.
Também hoje, os que estão agarrados ao Poder ignoram a precariedade da situação...

Um abraço de amizade.
 
Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velho (88anos),direi simplesmente que os pulhas,os trafulhas,os cínicos,os velhacos,os hipócritas com destaque para os Vigários de Cristo mas também de gente da Plebe que sabiam como tirar o melhor partido da Ditadura clerical-fascista do Estado Novo,agora em liberdade e
«democracia» e com o liberalismo económico em que cada qual se safa como pode,ÊLES,seus apaniguados e «filhos da mesma escola»,muito melhor sabem como tirar o melhor partido desta SITUAÇÃO.Só os bem intencionados ou os palermas como eu,é que foram,são e serão sempre as eternas vítimas.E não esquecer que ÊLES estão a vingar-se do 25 d'Abril.E para rematar direi que tanto na URSS como na China foi e é a Pulhice Humana que destruíu e destrói a tentativa de construir uma Comunidade sem exploração do Homem pelo Homem.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?